Blue Door Lançamentos

Blue Door Lançamentos

Decoração escandinava – SAIBA TUDO!

A decoração escandinava é sinônimo de design e qualidade. Também conhecido como decoração nórdica, este estilo é originário dos países do norte da Europa: Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Nasceu no início do século XX e desde então até agora, o seu estilo e linhas foram sendo refinadas ao longo do tempo, desfrutando hoje de grande popularidade.


O sucesso é tanto que a decoração em estilo nórdico continua na moda e se tornou uma tendência constante ao longo dos anos. É por isso que na HOMY queremos oferecer-lhe as principais chaves da decoração escandinava.


Decoração escandinava: em busca de luz


Como já referimos, este estilo decorativo surge nos países do norte da Europa onde os invernos são rigorosos e longos, razão pela qual os nórdicos passam muito tempo em casa e aproveitam ao máximo as suas casas. Sem dúvida, este facto faz com que mimem ao pormenor a decoração das suas casas.


São países em que durante a maior parte do ano têm poucas horas de luz natural, por isso a luminosidade dos quartos é essencial na decoração escandinava. A principal característica deste estilo surgiu da necessidade de combater a falta de luz, razão pela qual as cores que predominam nas casas escandinavas são claras, como os tons brancos ou creme.

 

Embora os tons claros predominem, as pinceladas de cor não são descartadas. Estes são sempre adicionados a fins decorativos ou têxteis (tapetes, almofadas, mantas,...).

 

A natureza como recurso na decoração nórdica


Os nórdicos passam muitas horas em casa devido às condições climáticas adversas em seus países, principalmente no inverno, quando não podem passar muito tempo curtindo a natureza. Por isso, outra das chaves desse estilo é a incorporação dos principais recursos naturais na decoração da casa. Portanto, os materiais e texturas vêm principalmente da natureza, conseguindo trazer elementos naturais do exterior para dentro de casa.

 

Materiais naturais na decoração escandinava


Na decoração escandinava, a madeira é o material essencial para a fabricação de móveis. Principalmente madeiras de tons claros, como bétula, faia ou paulownia, são escolhidas. A lacagem da madeira em tons neutros, como o já referido branco ou creme, também é comum, embora também seja permitido um toque de cor. Como exemplo, este lindo aparador de design.

 

Móveis de decoração escandinava


Em relação aos têxteis, predomina a utilização de tecidos naturais como a lã, o algodão ou o linho. Embora seja verdade que geralmente predominam as cores lisas, existem também tecidos estampados com motivos naturais ou também com riscas ou quadrados, mas sempre com cores claras e vivas.


Características do mobiliário escandinavo


Esqueça os móveis ornamentados com muitos ornamentos. O que define principalmente os móveis nórdicos é a simplicidade, praticidade e design cuidadoso. Quando falamos de móveis escandinavos, o que predomina são as linhas retas que podem ser combinadas com pequenas curvaturas em alguns casos.

Bons exemplos de design de móveis nórdicos podem ser vistos em nossas cadeiras de jantar, em modelos como BOLONIA, BARI ou LOREN. Suas formas encantadoras e linhas arredondadas são muito atraentes. São cadeiras perfeitas para salas onde pretende encontrar um ambiente único e acolhedor.

 

Estilos de decoração escandinavos: tradicional vs. contemporâneo


Como apontamos no início deste post, as linhas básicas que definem a decoração escandinava foram estabelecidas no início do século XX. Durante esses 100 anos esse estilo vem incorporando mudanças e novidades em seus designs.

Há quem prefira um estilo de decoração escandinavo mais tradicional em que prevalecem as cores neutras e suaves, a utilização da madeira e dos têxteis como únicos materiais.


Por outro lado, são muitos os que se empenham em atualizar a decoração de estilo nórdico, buscando um equilíbrio entre a modernidade e o aconchego do estilo escandinavo. Novas cores foram adicionadas (como cinza ou azul) e a incorporação de outros materiais como plástico, mármore (sempre em tons claros) ou metais como cobre ou latão. Na variedade está o sabor, qual opção você escolheria?


Mande sua sugestão de tema para [email protected].


Compartilhe: