
Entenda como comprar um imóvel de LEILÃO. Quais são os principais Vantagens e desvantagens?
Participar de um leilão de casas pode ser uma boa ideia se você souber como funciona. É uma alternativa para conseguir um imóvel barato, e se você ficar atento aos diferentes anúncios que são publicados em sites oficias de Leilão você encontrará oportunidades mais cedo ou mais tarde.
Ao comprar uma casa em leilão judicial pode poupar até 50% em relação ao preço definido pelo mercado, sem dúvida um preço inferior ao de outros métodos.
Mas adquirir um imóvel em leilão também tem alguns riscos, e é preciso conhecer as vantagens e as desvantagens para saber se vale ou não a pena ir para uma casa recuperada que é vendida em leilão.
A primeira coisa que você deve saber é que todos os regulamentos para esse tipo de compra estão registrados na Lei de Processo Civil, portanto, qualquer dúvida a respeito deve ser consultada no referido documento.
Vantagens de comprar uma casa em leilão
A principal vantagem de adquirir um apartamento ou uma casa em leilão judicial é o seu baixo preço: até 50% mais barato do que o que encontra no mercado tradicional.
Uma oportunidade de adquirir um imóvel por um preço inferior ao preço de mercado, uma vez que por vezes é atribuído por preços entre 70% e 50% do valor de avaliação.
A segurança e tranquilidade de estar sujeito ao controle e fiscalização da justiça.
Outro ponto a favor é que você economize alguns procedimentos, por exemplo a avaliação do imóvel, que já foi realizada pelo banco.
Também é possível solicitar uma hipoteca ou um empréstimo para cobrir o custo total da operação, caso não possa fazê-lo no prazo de 20 dias concedido por lei a partir do momento em que a casa lhe for atribuída.
O sistema em si também é atrativo e simples, pois você só precisa se cadastrar nos portais, sites, de leilões , sendo um procedimento que é feito eletronicamente sem sair de casa.
Desvantagens de comprar um imóvel em leilão
Uma das grandes desvantagens de participar de um leilão de imóveis é que a cada lance você deve pagar um depósito, que corresponde a em média a 5% do preço total do imóvel para o qual está leiloando.
Este depósito é devolvido se você perder o lance e conta como parte do custo da casa já paga se você ganhar. Mas se você receber o prêmio e por algum motivo o rejeitar, você deve saber que perderá esses 5%.
A possibilidade de existirem dívidas que temos de assumir, referia-se à comunidade de proprietários ou ao Imposto Predial.
Em muitos casos, os imóveis premiados exigem reformas e gastos para seu acondicionamento e correta habitabilidade.
Além disso, uma vez que o leilão é concedido, você tem um prazo para pagar os 95% restantes, portanto, você deve ter capacidade financeira suficiente para enfrentar a despesa em tão pouco tempo. Conforme indicado na secção anterior, é possível aceder a empréstimos, mas é aconselhável pagar a totalidade do valor no prazo estabelecido pelo leiloeiro.
Finalmente, você deve saber que a casa é entregue como foi recuperada, então pode precisar de reparos que você terá que pagar do próprio bolso.
Sendo um imóvel retomado, também é possível que você tenha problemas com os ex-proprietários: existe a opção de que eles tenham permanecido ali ilegalmente e que você terá que cuidar do processo de despejo, procedimento que pode levar meses.
As casas leiloadas, apesar de terem um preço bastante atrativo e muitas vantagens, não são fáceis de encontrar. Além disso, em muitas ocasiões, sua gestão para comprá-los pode se tornar difícil e tediosa. Você terá que ter em mente os conselhos que explicamos anteriormente, caso contrário, a compra pode ser desvantajosa para o comprador.
Mande sua sugestão de tema para [email protected].



