
Saiba Tudo sobre:aquisição de imóveis com porteira fechada
Às vezes, quando encontramos um imóvel usado nos apaixonamos por ele e nos perguntamos se existe a possibilidade de adquiri-la com aqueles móveis que lhe dão tanta personalidade e estilo, a famosa expressão ”porteira-fechada”.
Em outros casos, são os proprietários que nos oferecem a opção de comprar a casa mobiliada negociando um preço de venda mais alto ou celebrando um contrato independente.
Mas, estamos realmente interessados em comprar uma casa mobiliada? Quais são as vantagens de comprar uma casa com móveis incluídos em comparação com a compra de um apartamento vazio? Como esse aspecto se reflete no contrato? É necessário fazer algum procedimento especial?
Mesmo assim, cada vez mais vendedores optam por deixar os móveis na casa antiga para economizar na mudança ou porque na nova casa vão optar por um estilo decorativo diferente. Por esse motivo, comprar uma casa mobiliada geralmente não é muito mais caro do que comprá-la vazia, e a diferença de preço não é tão alta quanto quando alugamos um apartamento vazio ou com móveis.
Portanto, o dinheiro não deve ser a principal motivação para tomar essa decisão, mesmo que isso signifique economia de longo prazo, tanto em termos econômicos quanto em termos de inconveniência.
Vantagens de comprar uma casa com móveis incluídos
Algumas das vantagens de comprar um apartamento ou casa mobiliada são:
Pode ser um “respiro” para a sua economia. O desembolso inicial para mobiliar uma casa geralmente é bastante alto. Além disso, quando compramos uma casa, assumimos muitas despesas em pouco tempo e temos que “tirar a poupança”. Nesse sentido, uma casa mobiliada pode te dar algum espaço para organizar suas finanças.
Você não terá que esperar para se mudar para sua nova casa. Assim que você assinar as escrituras perante um notário, você pode resolver. Isso representa uma economia significativa, especialmente se você mora de aluguel.
Você não perderá tempo realizando procedimentos adicionais, como comprar móveis ou medir os que já possui para ver se cabem em sua nova casa. Além disso, a mudança pode ser cansativa: se você comprar uma casa com móveis, terá apenas que mover seus pertences mais pessoais, algo que costuma ser confortável e rápido.
Pode lhe interessar: Dicas importantes ao fazer uma mudança
Se desejar, você pode combinar os móveis da casa que comprou com os móveis que já possui. Você também pode vender os móveis que não deseja manter. O mercado de segunda mão é muito movimentado e não será difícil para você obter uma pequena renda “extra” deles.
Desvantagens de comprar uma casa mobiliada
Embora comprar uma casa mobiliada possa ser um bom investimento, antes de tomar a decisão você deve avaliar possíveis desvantagens, incluindo:
Você pode encontrar-se com um excesso de móveis... e trabalho. Se você já tem móveis próprios, comprar uma casa mobiliada pode ser um problema, pois você terá que encontrar o ponto exato e ver quais móveis guarda e quais joga fora, doa ou vende. Além disso, se uma vez que os móveis estiverem instalados você não estiver convencido, terá que se livrar dos móveis da casa, com a dupla carga de trabalho de esvaziar um apartamento. Você não sentirá a casa como “totalmente sua”. Estar em uma casa cujos móveis você não escolheu ou não gosta pode fazer com que você acabe desenvolvendo um sentimento de desapego ou rejeição, e até mesmo que você não se sinta confortável em sua nova casa.
Se você precisa fazer uma limpeza profunda, pintura ou reformas, os móveis podem ser um incômodo. Nestes casos, recomendamos que considere se pretende comprar a casa mobilada ou não.
Que tipo de móveis você está interessado em manter?
Além das questões que acabamos de discutir, antes de comprar uma casa com móveis incluídos, você deve ter clareza sobre quais itens lhe interessam e quais não. Alguns dos móveis que devem ser preservados são: sofás e poltronas
Um dos móveis que podemos aproveitar ao máximo são os sofás ou poltronas. Devido ao seu tamanho, são difíceis de transportar e, se estiverem em boas condições, economizam muito dinheiro. Dessa forma, antes de guardá-los, verifique-os para garantir que não haja insetos. Então torne-os seus com novas capas, estofados, almofadas, almofadas, etc.
Estrados e colchões
Os estrados e colchões são essenciais para se mudar para uma casa, e tê-los também pode levar a uma economia financeira significativa. Se os colchões estiverem em bom estado e não têm muito uso, você pode considerar mantê-los, embora seja mais comum substituí-los. Em relação a bases de cama ou canapés, você pode aproveitá-los sem problemas.
Eletrodomésticos
Outra questão importante são os aparelhos elétricos. Estes são geralmente muito fáceis de preservar. Verifique-os, limpe-os e economize algum dinheiro.
Móveis antigos ou rústicos com personalidade
Com esta definição nos referimos tanto a móveis quanto a elementos decorativos peculiares, como cabides, luminárias, mesinhas, cadeiras de balanço ou móveis auxiliares com charme especial.
E o que faço com os móveis que não me convencem?
Nesse caso, você pode apostar em jogá-los fora, vendê-los ou restaurá-los. E é que, embora a priori uma cômoda, uma prateleira ou uma mesa não se encaixem com você, dando-lhes uma nova camada de tinta ou alguns pequenos toques, como novos puxadores, você pode dar a eles um novo estilo. Na Internet você encontrará centenas de manuais ou conselhos práticos que podem ser úteis para você.
Nosso conselho como profissionais do setor imobiliário é que você considere procurar uma casa mobiliada apenas se não tiver móveis próprios, se precisar mudar com urgência para sua nova casa ou se, por enquanto, não quiser para fazer reformas ou gastar mais dinheiro do que o necessário.
Outro aspecto importante é que, ao comprar uma casa com móveis, o preço dos móveis é discriminado na escritura do imóvel. O mais comum é fazer uma lista e uma avaliação aproximada. Essa opção é vantajosa para ambas as partes, pois pode levar a uma redução significativa de impostos.
Para o comprador, o Imposto sobre Transmissão de Imóveis (ITP) aplica uma percentagem inferior ao preço do mobiliário do que ao preço da habitação. Além disso, se você comprar uma casa como investimento para alugar, poderá amortizar mais rapidamente o IRPF do preço aplicado aos móveis.
Para o vendedor, fazer um detalhamento do preço do móvel na escritura também terá uma economia fiscal, pois, ao declarar um preço de venda menor da casa, o lucro pelo qual ele será tributado em seu imposto de renda pessoal será menos.
Claro, você também pode fazer um contrato de compra de todo o mobiliário ou parte dele independente da venda da casa. No entanto, nosso conselho é que os móveis sejam incluídos na escritura para realizar um procedimento único e ter mais margem na hora de negociar o preço da casa.
Mande sua sugestão de tema para [email protected].



