
Você sabe identificar as qualidades de um bom corretor de imóveis?
Um profissional imobiliário deve ter uma série de características para se destacar em sua área. Descobrimos as chaves para ser o vendedor imobiliário mais eficaz e brilhar no setor imobiliário.
Saber vender imóveis é uma arte. Exige ter uma série de habilidades inatas, como habilidades de comunicação e negociação, além de outras que podem ser trabalhadas ao longo do tempo. Hoje o setor imobiliário está se digitalizando em um ritmo muito rápido: 90% das buscas de imóveis são feitas online, pelo menos no primeiro contato. Neste novo paradigma, o trabalho do mediador imobiliário continua a ser essencial, mas deve envidar todos os esforços para aguçar a sua capacidade de persuadir e ser útil ao cliente, para além de estar a par das últimas tendências de investimento.
À pergunta “como ser um bom corretor de imóveis?” Não existe uma resposta única que funcione para todos os profissionais. Depende do seu público e do tipo de imóveis que você vende; ainda assim, há uma série de habilidades e qualidades que o ajudarão a ter mais sucesso.
Um corretor de imóveis é uma pessoa que se dedica a prestar serviços relacionados com a venda e aluguer de imóveis. Entre as suas principais funções estão a comercialização de imóveis, a captação de novos clientes, a mediação entre compradores e vendedores e a gestão de documentação e contratos, entre muitas outras tarefas.
O trabalho de um corretor de imóveis é muito variado, por isso nem todos estão qualificados para desenvolver essa profissão. Os agentes imobiliários devem ser pessoas versáteis e com características definidas. Que? Nós dizemos-lhe abaixo.
O que é preciso para ser um corretor de imóveis?
Empatia. Um agente deve saber ouvir e se colocar no lugar de seus clientes, tanto compradores quanto vendedores. Ter afinidade com eles é fundamental para estabelecer um relacionamento longo e duradouro.
Capacidade de negociação. Ter habilidade para negociação é essencial em um corretor de imóveis, pois diariamente ele terá que mediar entre compradores e vendedores até chegar a acordos satisfatórios para ambas as partes.
Profissionalismo. O corretor de imóveis tem um trabalho muito responsável porque lida com grandes quantias de dinheiro e imóveis de alto valor. Portanto, é especialmente apreciado que ele transmite profissionalismo e experiência.
Sociabilidade. No setor imobiliário você trabalha com pessoas, então um corretor deve ser, acima de tudo, sociável. Ser amigável e acessível ajuda muito na construção de uma boa reputação.
Especialização. O setor imobiliário é muito amplo e complexo; portanto, é aconselhável focar em uma área específica. Imóveis de luxo, casas de férias, apartamentos de aluguel... Não importa, o que importa é se especializar em um campo e se tornar o melhor nele.
Ganhar confiança. A confiança é fundamental neste negócio. Se um agente não sabe como transmitir isso aos seus clientes, ele está perdido. Para isso, nada melhor do que ser sincero e honesto com eles.
Como mencionamos anteriormente, nesta profissão as aptidões, o caráter e as habilidades sociais são mais importantes para alcançar o sucesso. No entanto, também é verdade que o conhecimento em gestão e administração é muito útil, pois um comercial não se encarrega apenas de mostrar propriedades e obter compras, mas também de processar a documentação necessária e resolver problemas administrativos que possam aparecer pelo caminho.
Muitos corretores de imóveis vêm de estudos de publicidade e marketing, outros não se formaram, mas fizeram cursos específicos ou treinamentos profissionais que os prepararam para isso. O importante é encontrar uma maneira de começar no setor, seja por meio de treinamento ou aprendizado com agentes mais antigos que desejam compartilhar conhecimento. E aos poucos, com esforço e perseverança, observar e internalizar as qualidades de um ótimo corretor de imóveis.
Mande sua sugestão de tema para [email protected].



